HubSpot divulga relatório sobre inbound MKT na América Latina

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A Hub Spot acaba de divulgar um levantamento com cerca de 1.250 profissionais de toda a América Latina a respeito do inbound marketing. O resultado? 75% preferem a estratégia frente a modelos tradicionais de propaganda. Dessa forma, em relação ao marketing digital, prevalece a máxima “Vender mais com menos”. Esta é a segunda vez que a iniciativa é realizada fora do mercado da América do Norte, onde ocorre há sete anos. Os brasileiros foram responsáveis por 33% das repostas e, se analisados isoladamente, mantêm os mesmos índices do total, com variação menor que 5%.

Segundo a pesquisa, o crescimento do inbound marketing está intimamente ligado a uma melhora no ROI, o retorno sobre o investimento. “Isso ocorre porque ele agrega valor de uma forma mais rápida e sustentável do que o outbound, onde grande parte do investimento é direcionado para ações caras e pontuais, como comerciais ou eventos”, explica Rodrigo Souto, gerente de marketing da HubSpot no Brasil, que aponta outra vantagem do método: “Enquanto a resposta a um comercial é imediata, algo como um post de blog pode continuar gerando leads e vendas por meses e até anos”.

Por outro lado, a estratégia requer constante monitoramento: a pesquisa mostra que nas empresas cujo ROI de 2015 foi melhor que o de 2014, 55% dos profissionais responsáveis revisaram estratégias e resultados ao menos três vezes por semana, contra 40% nas companhias em que o índice diminuiu.

O relatório traz também dados de mercado. A América Latina tem a menor parcela de departamentos que monitoram os resultados: apenas 46% das empresas fazem isso, contra 63% na América do Norte e 55% na Europa, Oriente Médio e África. Outro fato interessante revelado é que o inbound marketing ainda é uma realidade mais presente nas startups e pequenos negócios: a estratégia é dominante em 88% das companhias com menos de 25 funcionários, contra uma parcela de 44% onde a equipe supera 200 pessoas.

A pesquisa completa da HubSpot traz ainda dados sobre a terceirização de produção de conteúdo, objetivos principais dos departamentos de marketing, relação entre envolvimento de executivos e aumento de ROI e influências do inbound marketing em vendas, entre outras informações. O relatório pode ser conferido na íntegra na página oficial: Estado do Inbound HubSpot.

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