Spotify mostra a força do streaming e sua presença no Brasil e América Latina

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The New Audio: o alcance ao usuário do Spotify no Brasil é mote de estudo desenvolvido pelo Spotify em parceria com a TNS Global, empresa líder em pesquisa, que se uniram aprofundar e entender um novo cenário, pautado evidente pela forma como as pessoas ouvem música que está mudando. O streaming vem crescendo rapidamente não só em termos de audiência, mas também em tempo gasto escutando música. Mas, o que essa mudança de comportamento significa para os anunciantes de áudio que atuam nesse cenário em transformação?

Para medirem o alcance e a qualidade da versão gratuita do Spotify (mantida por anúncios) ao redor do mundo,  o Spotify e a TNS Global apresentam os resultados deste levantamento para Brasil e América Latina, após mais de 15 países na Europa e Canadá. Investigou-se mais de 2.000 ouvintes de música – com idades entre 15 e 65 anos que compõem a população online no Brasil (46% da população total) para entender um pouco mais não só sobre o usuário Spotify mas também sobre as principais diferenças entre ele e o ouvinte de rádio. Através desta pesquisa descobrimos que o Spotify está em uma posição única para alcançar segmentos de público que são difíceis de serem alcançados por meio das rádios comerciais. E eis os resultados no infográfico abaixo:

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E ainda descobriram que:
· Os usuários ouvem o Spotify durante uma variedade de atividades como navegar na internet, estudar, relaxar, fazer atividade física, dirigir; enquanto a maioria dos ouvintes de rádio convencional escutam seus canais apenas enquanto dirigem.
· Os usuários do Spotify são mais propensos a serem influenciadores sociais e pioneiros em comparação aos ouvintes do rádio tradicional.
· Usuários do Spotify são geralmente mais jovens do que os ouvintes de rádio, bem instruídos e com uma renda familiar estável.

E esse levantamento observa de forma animadora que neste mercado, relativamente novo, o Spotify está crescendo rapidamente. Tem alcançado a notoriedade da marca por quase metade da população no Brasil, nos dois anos desde o lançamento. “O nosso principal objetivo ao nos unirmos à TNS na realização deste estudo foi trazer para o mercado uma comparação inédita entre canais tradicionais de rádio e serviços de música digital. Essa comparação tem como intuito ajudar os compradores de rádio a entenderem como o Spotify pode contribuir com seus planos de rádio”, comenta a Diretora de Vendas do Spotify no Brasil, Celia Goldstein.

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