Campanha em rede mostra que todos podem ajudar

13131250_1202345529799096_8131220048410456906_oInstituição faz campanha nas mídias sociais em apoio a crianças com microcefalia, que envolve ações desenvolvidas desde a última  quinta (28) pelo portal de financiamento coletivo Viabilizze. Vinculada ao  Dia Mundial da Boa Ação, a iniciativa reverterá cada clique em sua página para R$ 1 real de doação à Fundação Altino Ventura (FAV). O objetivo é a compra de kits para crianças com microcefalia.

O estado de Pernambuco contabiliza, atualmente, cerca de 1.883 notificações de pacientes portadores de microcefalia, segundo dados do Ministério da Saúde. Crianças que necessitam de apoios diversos como, por exemplo, kits de estimulação de suas habilidades motoras e cognitivas. Por isso, atendendo ao pedido do Centro Especializado em Reabilitação (CER) da Fundação Altino Ventura (FAV), no bairro da Iputinga, de busca por parceiros que possam custear estes kits de estimulação, a empresa Viabilizze – Força Coletiva, portal de financiamento coletivo, desenvolve, a partir da última quinta (28), Dia Mundial da Boa Ação, uma iniciativa voltada para esta finalidade: as primeiras dez mil curtidas em sua página no Facebook (www.facebook.com/Viabilizze) serão revertidas no valor de R$ 1 (um) real por curtida em doação a FAV, a fim de que a instituição disponibilize estes kits de estimulação às famílias. O objetivo da ação é que os familiares dos mais de 260 bebês atendidos no Centro de Reabilitação da FAV possam dar continuidade às estimulações, em casa, para o melhor desenvolvimento visual, auditivo, motor e intelectual dos pequenos.

Segundo a oftalmopediatra e presidente da FAV, Liana Ventura, os brinquedos potencializam a reabilitação, estimulam a visão pelas cores, contrates e luz, como também o tato, o aprendizado e a audição. “Eles encorajam o cérebro a entender melhor os estímulos dos vários órgãos do sentido. E este amplo leque de sensações faz com que cada experiência terapêutica seja transformada em aprendizado”, explica. O kit de estimulação engloba os seguintes itens: mamãe sacode vermelho, mamãe sacode prata, mamãe sacode dourado, copo plástico verde, copo plástico Laranja, copo plástico amarelo, bola isopor (10cm), fita cetim – cor, fita cetim – preto, fita cetim – branco, raquete MDF, fita adesiva – cor, fita adesiva – preto, fita adesiva – branco, lanterna recarregável, bola plástica 7 cm – amarela, bola plástica 7 cm – vermelha, bola plástica 7 cm – laranja, bola suíça (45 cm).

Na instituição, as atividades das crianças com microcefalia seguem o conceito de Bobath: abordagem terapêutica com o intuito de aprimorar postura, equilíbrio e movimento. Nas sessões de terapia ocupacional, há o incentivo em explorar os brinquedos e alcançá-los no tapete e a utilização de objetos com contraste e cores vibrantes que promovem a apreciação da realidade por meio da visão. No CER, eles também passam por atendimentos com fonoaudiólogos, que estimulam a coordenação das funções de sucção, deglutição e respiração, como também a comunicação e audição.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s