Deve-se pensar em postagens imensuráveis para resultados imensuráveis no Snapchat

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O vídeo é uma febre no mundo e naturalmente o Snapchat é a nova onda. Mas, assim como outras já está adaptável para ações e pode alterar a forma de se fazer marketing nas redes sociais. Contudo, tem que saber como aplicar assertivamente.  “Novas estratégias para anunciantes e crescimento da rede social indicam enorme potencial dos vídeos na vertical”, afirma o especialista em marketing digital de performance Fábio Ricotta, que fala sobre como o assunto neste artigo que publicamos aqui em nosso blog.

Cofundador da Agência Mestre, ele já atendeu gigantes do varejo como Ponto Frio, Casas Bahia, HP e Nike e considera que, no mercado digital, nem sempre uma rede social com muitos usuários se torna um espaço que gera resultados às empresas que colocam sua marca. Mas é isso que está acontecendo com o Snapchat, aplicativo de publicação de fotos e vídeos de até 10 segundos de duração. É o que explica Fábio Ricotta, especialista em inbound marketing, growth hacking e SEO, além de cofundador da Agência Mestre. “Com a quantidade de pessoas usando o Snapchat, e com as possibilidades de estratégia de anúncio e produção de conteúdo, podemos dizer que é uma excelente rede social para se investir”, destaca o empresário, referindo-se à quantidade de visualizações que um vídeo patrocinado pode ter no aplicativo: 40 milhões! Ideal para vídeos na vertical, o que abre novas possibilidades criativas e de linguagem, o Snapchat garante possibilidades interessantes de anúncio para as marcas, conforme indica o especialista. “Além de ter um público com grande maioria de pessoas entre 18 e 34 anos, essa rede social também se provou um ambiente de muito engajamento”, explica o especialista, que destaca que, para o lançamento de um filme, um anúncio no Snapchat se provou 3 vezes mais efetivo que os anúncios em outro local. Por enquanto, o sistema de anúncios não está disponível a todos, mas deve ser liberado em breve.

Acostumados com múltiplas possibilidades de mensurar os anúncios, os profissionais de Marketing Digital terão que aceitar as restrições do Snapchat, alerta Ricotta. “Os dados que o aplicativo permite visualizar são apenas a quantidade de visualizações e os usuários que deram ‘print’ na tela”, explica o especialista. Os prints são a única maneira de “eternizar” um post, já que o Snapchat se destaca por deixar as fotos e vídeos por apenas 24h. “A efemeridade das publicações torna a rede social um ambiente muito mais dinâmico”, conta. Para pensar nas estratégias que uma marca pode ter, Ricotta dá algumas dicas importantes. “O Snapchat é um ambiente muito voltado para os bastidores, então vale a pena investir em mostrar ao público como são criados os produtos, ou como é a vida da pessoa que representa a marca”, explica. O especialista também destaca que, quem acompanha alguém no Snapchat, é muito mais do que um seguidor, mas um verdadeiro fã. “É uma rede social muito pessoal, que reproduz a visão da pessoa e faz os fãs se sentirem juntos dela, por isso não dá para publicar apenas vídeos impessoais, e sim focados nas pessoas”, alerta. Estas características são evidenciadas pela pouca possibilidade de edição de vídeos, e também pelas ferramentas de bate-papo que valorizam a conversa apenas entre duas pessoas.

Por fim, o especialista destaca duas funcionalidades importantes do Snapchat. “Os filtros e máscaras permitem uma linguagem leve, jovem, e inspirada nos memes”, conta. Desta forma, as marcas mais vinculadas ao bom humor podem encontrar vantagens. “Mostrar os bastidores tem que ser sempre uma coisa leve e feita para mostrar que somos humanos, como aqueles vídeos de erros de gravação que até hoje passam na TV”, compara. A “cereja do bolo” que o aplicativo oferece é o Geofiltro. “É como se fosse um selo que estampa na imagem em que lugar a pessoa está”, explica Ricotta. O especialista conta que existem marcas já criadas para cidades, mas as marcas podem criar seus próprios filtros, como um tipo de anúncio que gera engajamento. “É uma ferramenta que pode gerar muito resultado para restaurantes e parques, por exemplo, além de vários tipos de eventos”, exemplifica.

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