Três tendências de marketing que estão sendo sucesso em 2016

tendencias_marketing1-300x212

No início do ano é comum nós reavaliamos as estratégias para melhor planejar o futuro. Se esse processo é essencial na sua vida pessoal, imagine a relevância dele para seu negócio ou empresa. Para tornar sua missão um pouco menos árdua, a jornalista Janaína Almeida, que integra o time da InformaMídia Comunicação, destaca três apostas de marketing certeiras neste 2016.
1) Mobile avança com força total

Durante mais um ano, o mobile será o grande motor propulsor de transformações da nossa indústria. Para se diferenciar em 2016, as marcas deverão elaborar estratégias para ampliar sua presença online de maneira eficiente, as mensagens móveis podem ser uma excelente opção para atingir esse objetivo.

Atualmente, aplicativos como Whatsapp e Facebook Messenger já possuem mais de um bilhão de usuários ativos mensais em todo o mundo e planejam ampliar sua gama de serviços e oportunidades de marketing para o uso de empresas. De toda forma, é um campo a ser explorado.

Dentro deste cenário, um número que tem ganhado cada vez mais notoriedade é o de pessoas que “conversam” com seus assistentes pessoais. A busca por voz aumenta de forma constante. Um desafio para os profissionais de marketing e comunicação será ofertar os serviços de seus clientes através de um conteúdo digital para esse meio de forma relevante e qualitativa.

2) O audiovisual reafirma seu poder

Contra fatos, não há argumentos. Observando os movimentos contemporâneos de comunicação é fácil perceber que a disputa pela audiência entre Facebook e YouTube está se tornando cada vez mais acirrada e a tendência é só piorar! Contudo, para sua empresa não há cenário melhor. Enquanto acontece esse duelo de gigantes, o público encontra-se sedento por conteúdo e novidades e a bola da vez é o audiovisual. Sua empresa terá em mãos espaços e formatos variados para investir e ampliar a presença da sua marca nas redes, oferecendo aquilo que o público quer, dar o play!

3) Sim, o conteúdo é rei

Depois do Big Data, a tendência agora é o Small Data, uma análise de dados específicos para fins ainda mais específicos. Com essas informações é possível traçar estratégicas assertivas para uma audiência que busca por um conteúdo mais qualificado. Isso significa que o branded content irá decolar e dar um novo tom à comunicação empresarial no próximo ano. Marcas globais já estão atualizadas com esse movimento, fornecendo excelentes conteúdos a respeito de suas áreas de atuação. Agora, é a hora e a vez das pequenas e médias empresas ingressarem nesse universo. Se você ainda não sabe do que se trata, dê uma olhadinha aqui.

Janaína Almeida é jornalista na InformaMídia Comunicação e colaboradora do Blog da PME (www.informamidia.com.br/blog).

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s