Em tempos de crise, consumidor compra para participar de promoções

Pesquisa “Promoção em tempos de crise” destaca que 50% dos que participam afirma que compraria um produto/marca que não costuma comprar para participar de uma promoção, contra 43% da pesquisa de 2013.  Segundo avaliação feita pela Agência 96 (http://www.agencia96.com.br/home#home), homens arriscam um pouco mais que mulheres (53%H X 47%M). Consumidores de baixa renda arriscam menos (33%).

A pesquisa “Promoção em tempos de crise”, atualizada pelos sócios Pérola Freeman, Caio Carvalho e Denise de Cassia, com base no estudo divulgado em 2013. E a análisr procurou saber se o padrão de participação de promoções mudou devido à crise.

A Agência 96 refez algumas perguntas da Pesquisa Promo em Movimento (Out/2013) para descobrir se sim. E aproveitou para colher novos dados e aprofundar o entendimento na modalidade.

PARTICIPAÇÃO – 79% dos entrevistados afirmaram participar de promoções do tipo “Compre & Concorra”, versos 60% que se declaram participantes de promoção na pesquisa Promo em Movimento, em 2013. O universo de participantes declarados cresceu 32% ou 19pp (pontos percentuais). Entre mulheres de classe B esse índice é um pouco maior (82%).

Entre os participantes que declaram não participar de promoções do tipo Compre&Concorra, 69% afirma participar de outros tipos como Compre&Ganhe e Junte&Troque.

O principal motivo de não participar é a falta de memória: 46% afirmam que até compram por causa da promoção, mas depois esquecem de participar. Para consumidores de renda mais alta, a burocracia também atrapalha: 23% não participam por que é muito complicado.

OPORTUNIDADE – 50% dos que participam afirma que compraria um produto/marca que não costuma comprar para participar de uma promoção, contra 43% da pesquisa de 2013. Homens arriscam um pouco mais que mulheres (53%H X 47%M). Consumidores de baixa renda arriscam menos (33%).

COMUNICAÇÃO – 45% dos entrevistados ficam sabendo das promoções nas Redes Sociais, 27% no PDV e 23% pela TV. Mas, para mulheres de classe C, Redes Sociais e PDV se equiparam, com uma pequena vantagem para o segundo (33% RS X 35% PDV).

Sobre métricas da pesquisa: A enquete foi encomendada pela A96 e realizada pela BonusQuest®, que é uma empresa especializada em pesquisas bonificadas, onde o respondente acumula pontos ao contribuir respondendo aos diversos tipos de pesquisas para os mais variados segmentos. A BonusQuest®, é uma empresa afiliada a Limite consultoria, registrada na ABEP e no CONRE, sob responsabilidade do estatístico Denis Araujo dos Santos (Conre 10205-A). A pesquisa “Promoção em Tempos de Crise” foi realizada entre os dias 13 e 16/05/2016, através de um painel de questões por meio de um aplicativo da BonusQuest, que possui atualmente cerca de 5 mil usuários, de todas as idades, sociais e regiões do Brasil. O questionário teve abrangência nacional e contou com a participação de 787 respondentes, com idades entre 18 e 60 anos, sendo que 60% deles do sexo feminino.

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