Olimpíadas é foco oportuno para alerta sobre tráfico humano no mundo com o GiftBox

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Durante as Olimpíadas no Rio, a ONG 27 Million alerta para a questão do tráfico humano no mundo, por meio intervenções com suporte, por exemplo, de óculos com realidade virtual distribuídos por um grupo de voluntários em pontos turísticos da cidade para que as pessoas possam ver e ouvir histórias de vítimas pelo mundo todo. Em outra ação, o Rio recebe as GiftBox, que são caixas de presente gigante em dois pontos da cidade, para chamar a atenção do público – do lado de fora das caixas, frases de efeito como “tenha um futuro melhor”, “realize seus sonhos” captam a atenção das pessoas para mostrar, do lado de dentro, da realidade das vítimas de tráfico humano. E, em uma última ação, em parceria com a ong Bola pra Frente, haverá o Dia Olímpico, numa ação direcionada para crianças carentes e em situação de risco, que tem como objetivo alertar para o tema do tráfico humano usando o esporte.

A iniciativa, que  utiliza tecnologia de realidade virtual para alertar sobre o tráfico humano, aproxima público da experiência vivida por vítimas do tráfico de pessoas, cuja estimativa alcança cerca de 35,8 milhões de pessoas no mundo. E por isso campanha aproveita esse período durante os jogos olimpícos no Rio de Janeiro, na qual uma equipe de voluntários irá percorrer os pontos turísticos da cidade levando óculos de realidade virtual em vítimas de tráfico humano contam, em vídeos, sua história, e inserem o espectador nos ambientes relatados – como cativeiros e casas de prostituição, em diferentes cidades do mundo. “Com essa ação, nossa ideia é sensibilizar as pessoas sobre um problema que faz 35,6milhões de vítimas no mundo”, diz Taty Rapini, diretora executiva da 27 Million.

A ação é uma parceria da organização 27 Million, representante da campanha “Stop the Traffik” no Brasil, com a Organização Operation Blessing, entidade internacional humanitária sem fins lucrativos que leva ajuda humanitária a mais de 37 países. Os óculos poderão ser usados em locais como a Lagoa Rodrigo de Freitas, Praia de Ipanema e Copacabana, Arpoador, Cinelândia, Largo da Carioca e metrô Botafogo.

Ao lançar do recurso da realidade virtual, a ação recria ao máximo a realidade vivida pelas vítimas. O participante poderá, por exemplo, sentar em frente a uma garota traficada que contará sua história simulando uma conversa frente a frente. Ao colocar os óculos da iniciativa, será possível assistar a histórias reais de diferentes vítimas dos seguintes países: Amsterdã, Mexico e Nepal. Cada história tem duração de dois minutos e ao fim das experiências, voluntários estarão disponíveis em todos os locais da intervenção para tirar dúvidas e falar mais sobre o tema. “Além de conscientizar, nossa intenção é proporcionar ferramentas para que cada pessoa possa ser parte da tranformação no mundo, instruindo-as para que reconheçam e denunciem o tráfico de pessoas”, diz Taty.

A 27 Million é uma organização internacional que atua no combate ao Tráfico Humano através da prevenção, intervenção e restauração de vítimas. Sua atuação no Brasil tem como foco a capacitação e financiamento de organizações locais e movimentos sociais que estão na linha de frente do combate ao tráfico e também na
execução e gestão de projetos estratégicos. Destacam-se, dentre seus projetos, o UN. GIFTBox, em parceria com a Stop The Traffik e a produção do Documentário 1 Real, veiculado nas cidades sede durante a Copa do Mundo em 2014.

Um movimento global que nasceu em 2006, a Stop The Traffik Brasil (www.stopthetraffik.org/brasil) atua de diversas formas a fim de eliminar o Tráfico de Pessoas através da prevenção. A STOP THE TRAFFIK está presente da Austrália ao Brasil, da Suíça ao Canadá, de Nova York para as mais remotas comunidades, ajudando pessoas a entender o tráfico, como isso pode afetá-las e desenvolvendo recursos para que venham agir a respeito. O STT coleta e analisa informações das comunidades sobre como e onde o tráfico acontece, atua em campanhas globais e projetos importantes de conscientização como, por exemplo, a criação do UN. GIFTBox em parceria com a ONU. A STOP THE TRAFFIK foi também escolhida pela “Financial Times”, em 2015, como a organização de
caridade do ano no “Seasonal Appeal”.

Já a Operation Blessing (www.ob.org) é uma Organização Internacional Humanitária sem fins lucrativos que traz ajuda humanitária a mais de 37 países hoje e atua com ações emergenciais para grandes catástrofes, cuidados médicos, ações contra fome e miséria, crianças órfãs e/ou vulneráveis, água limpa e desenvolvimento comunitário.

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