Com LinkedIn, é possível pensar em estratégias de marketing B2B com resultados

eWave

Refletir sobre uma estratégia de Marketing B2B no LinkedIn é um caminho fundamental para aqueles que anseiam trabalhar com a rede mais relevante para os negócios Business to Business. Muitas empresas desconhecem o potencial dessa rede que se transformou e hoje conta com milhões de usuários e tem força mundial. Com todos esses milhões de profissionais em um só lugar com certeza existem maneiras para atingir o sucesso B2B. Como criar uma estratégia de marketing B2B para empresas de TI no LinkedIn é foco de discussão de Daniella D’Andrea, gerente de marketing da eWave do Brasil, empresa que é parte do grupo eWave, de Israel.

Responsável por produzir um Integrador de Sistemas com especialização nas principais tecnologias líderes de mercado, a eWave do Brasil está atuando no mercado brasileiro desde 2006,  e traz o seu expertise em diversas áreas de mercado. E de olho nestas perspectivas volta seus olhares para a força do LinkedIn que pode ser um verdadeiro aliado para estratégias de Marketing com foco em geração de leads, especialmente se as empresas conseguirem fazer uso de todos os recursos que a plataforma oferece. A rede social facilita o networking entre profissionais de negócios, mas também pode ser vista como uma plataforma de interação entre usuários influentes do mundo inteiro. Isso é o maior diferencial do LinkedIn: conectar profissionais de diferentes áreas e com interesses distintos de forma simples e rápida.

Para aqueles que ainda não conhecem muito sobre a rede, vale destacar que o LinkedIn está entre as redes mais populares atrás apenas do Facebook e Twitter. A rede permite que os usuários se conectem a outros profissionais, sigam empresas, visualizem vagas, façam pesquisas específicas e interajam com conteúdos disponibilizados pelos usuários.

O primeiro passo é criar e otimizar a página da empresa no LinkedIn. Aqueles que já possuem uma página, vale rever se a imagem de perfil e de capa estão com qualidade boa e se todas as informações sobre a empresa foram devidamente preenchidas.

Então, é possível pensar em estratégias de marketing B2B que trarão resultados. Se você criou a página para a sua empresa e não realiza nenhuma postagem, deixando-a sem atividade, não adianta nada. Todo o conteúdo publicado pode atrair público e fazer com que os seguidores interajam com a sua página. Artigos, eBooks, vídeos, entre outros materiais podem aumentar significativamente a visibilidade da empresa e ganho de clientes em potencial.

Outra ação simples e efetiva é participar ou criar grupos de interesse. A rede permite que usuários localizem, participem e criem grupos para gerar negócios. É possível buscar por profissionais com cargos específicos do seu público-alvo e, a partir dos perfis, consultar os grupos que eles participam. Isso também vale para parceiros e clientes. A partir dos interesses deles, você pode localizar os grupos que podem ser expressivos para sua empresa.

Uma outra opção que poucas empresas tiram proveito é criar o seu próprio grupo no LinkedIn. Dessa maneira, é possível disponibilizar conteúdos ou quaisquer outras mensagens que forem relevantes para seu público e, com isso, gerar engajamento e interesse.

O LinkedIn pode ser usado também para gerar leads. Para isso, é preciso definir uma estratégia de conteúdo e target. Busque se conectar com tomadores de decisões de empresas que têm potencial para se tornarem clientes. Além disso, é muito importante criar textos personalizados para envio dos convites e outras mensagens que poderão ser enviadas através da rede. O ideal é que você tenha uma conta Premium na rede para conseguir acessar maior número de perfis e fazer análises mais específicas e detalhadas dos contatos. Depois disso, é importante compartilhar informações relevantes para atrair a atenção dos usuários e, quando oportuno, tentar estreitar a relação comercial por meios privados da plataforma como mensagens e InMail.

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