Eventos são ferramenta importante para o branding de qualquer negócio

alexandre-rodrigues_ceo-da-evntsEventos podem ser uma ferramenta importante no mix de marketing das empresas, mesmo que o marketing digital seja cada vez mais valorizado.

O setor de live marketing ainda oferece muito espaço e oportunidades para a criação de experiências por meio de eventos, como destaca neste artigo o especialista Alexandre Rodrigues, CEO da Evnts, plataforma de reserva de hotéis para eventos.

POR QUE APOSTAR EM EVENTOS COMO FERRAMENTA DE MARKETING?

*Por Alexandre Rodrigues

Em tempos modernos, o departamento de marketing de quase todas as empresas tem os olhos voltados para o digital. Redes sociais, SEO e links patrocinados são ferramentas dominadas pelos profissionais do setor. Porém, vale à pena expandir os horizontes e perceber que o marketing também vive fora da internet e que o consumidor cada vez mais dá valor ao real em detrimento do virtual.

É sob essa perspectiva que a produção de eventos pode ser uma aposta interessante no mix de marketing. Com a preferência pelo digital, muitas empresas criam um certo distanciamento de seus clientes. Alguns potenciais consumidores, por exemplo, não efetivam uma compra justamente pela falta de confiança causada por essa distância. Fidelizar clientes também pode ser um desafio para as marcas que não exploram o marketing fora das telas.

Além de construir relações pessoais, os eventos são uma ferramenta importante para o branding de qualquer negócio. Cria-se a possiblidade de valorização da marca e consolidação de um posicionamento que a empresa deseja passar ao mercado. Mas talvez a principal vantagem da produção de eventos seja a grande oportunidade de fechar negócios presencialmente e em tempo real: ao proporcionar experiências únicas a potenciais clientes, a chance de convertê-los é grande.

O evento ideal, portanto, deve trazer diversos interesses do marketing. Ao mesmo tempo em que consiga reunir clientes que até então só se relacionavam com a empresa pela internet, ele precisa ser um espaço de geração de novas receitas, negócios e até ideias para produtos ou serviços. O fortalecimento da marca acaba sendo uma consequência de tudo isso e completa a gama de benefícios.

É importante ressaltar que, assim como outras estratégias de marketing, os eventos só vão funcionar e atingir os objetivos propostos se feitos de maneira correta, coerente e, principalmente, planejada. É preciso definir quais são os objetivos, o público que se pretende atingir, metas a alcançar e diversas outras variáveis exatamente como em outras ferramentas do marketing.

Portanto, talvez seja a hora de repensar as prioridades, encontrando um equilíbrio entre online e offline, valorizando experiências reais. Neste sentido, os eventos precisam ser vistos como uma peça importante para atingir os objetivos do negócio. Trata-se de uma alternativa interessante que pode gerar resultados surpreendentes.

*Alexandre Rodrigues é CEO e fundador da Evnts, plataforma tecnológica de reserva de hotéis para eventos e grupos. É formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília (UnB). Antes de fundar sua startup, trabalhou na OFEX, empresa de organização de eventos.

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