Os clientes atualmente são muitos e mutáveis e isso traz desafios de interação para as empresas e marcas

blog_brunoClientes são os verdadeiros influenciadores digitais da sua marca. A informação e a experiência do outro valem ouro na era digital. Mais da metade dos brasileiros acessam a internet e quase 50% desses compram pelo meio online. O boca a boca de ontem tornou-se a experiência de hoje e antes de comprar algo os clientes buscam informação.

Vale olhar sites para verificar as reclamações e avaliar a forma como tratam seus clientes na internet. Surgiu uma dúvida sobre o produto? Na mesma hora entra nas redes sociais e quer ser respondido com agilidade. Na hora de reclamar, não perde tempo ligando para o SAC, ainda vale Facebook, Instagram e outras redes.

Nessa nova relação entre empresa e cliente, estar conectado e em plena interação com os internautas é o grande desafio do mercado corporativo atual. Segundo estudo realizado pela Basekit, o sul e o sudeste são as regiões brasileiras com maior presença digital, aproximadamente 65% e 63%, respectivamente. Em seguida estão as regiões centro-oeste (56%), nordeste (51%) e norte (42%). Entre as empresas com maior atuação na internet, as de comunicação lideram o ranking com 74%, seguidas pela indústria (72%) e pelos serviços em geral (71%). Apesar da importância da web como estratégia de divulgação e relacionamento da marca, muitos empresários reclamam da dificuldade para acompanhar as inovações tecnológicas, principalmente, quando se trata de dispositivos móveis e e-commerce.

Para Bruno Vasconcelos, gerente de planejamento da Stalo Comunicação, é preciso uma adaptação estrutural e cultural por parte das empresas, mas principalmente para aquelas que lidam com a informação e a comunicação. “É totalmente nítido que as organizações mais estruturadas, com departamentos de comunicação qualificados, saem na frente e lidam com essa questão de uma forma mais profissional. O que ficou latente é a real necessidade de mudança”, afirma.

Para o executivo, os desafios das empresas em relação à interação com seus clientes atualmente são muitos e mutáveis, pois a linguagem da internet é pessoal, objetiva e clara, e o retorno às reclamações e duvidas deve ser rápido, quase em tempo real. “A velocidade com que as coisas mudam é absurda, o que foi dito há minutos pode não ser mais usual na próxima hora. Os consumidores e clientes querem transparência e exigem cada vez mais verdade das marcas. Erra quem se esconde, conta histórias irreais, quem não entende que comunicação mediada é agilidade e que, hoje, nossos públicos são nossos maiores influenciadores”, alerta Bruno Vasconcelos.

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