Amadurecimento da mercado trouxe reflexões mais profundas para profissional de propaganda

guilhermeferreira

Desde o surgimento da primeira agência de publicidade no Brasil, há mais de cem anos, a atuação do profissional da propaganda brasileira já precisou se reinventar diversas vezes. A realidade dos layouts à mão e dos briefs de letras serifadas das máquinas de escrever parecem não tão distantes quando pensamos na velocidade que as transformações econômicas e tecnologicas implicaram na atuação desse profissional ao longo dos anos. É o que expõe Guilherme Ferreira, assistente de atendimento digital da Stalo comunicação, neste artigo “Profissional da Propaganda: o eterno progressista”.

Além de mudanças no modo operantis de fazer propaganda, o amadurecimento da profissão também trouxe reflexões cada vez mais profundas na relação com os consumidores. Impulsionado pelo surgimento dos novos canais de comunicação com as marcas e as novas opções de entretenimento, o comportamento desse consumidor mudou e tornou-se o principal agente influenciador na mudança do foco estratégico de agências e anunciantes de todo o mundo. Esse consumidor não aceita apenas interagir com uma marca como um receptor da mensagem, ele quer fazer parte da história, não quer ser incomodado em seus momentos de lazer e deseja receber conteúdos relevantes ao seu cotidiano e problemas do dia a dia.

O momento econômico que o país enfrenta, naturalmente resultou numa mudança em massa no comportamento das pessoas com o consumo de bens e serviços. Esse movimento gerou efeitos significativos na atuação de publicitários e anunciantes, que passaram a trabalhar com um enfoque muito mais concentrado em entregar resultados comunicacionais mais planejados, com estratégias focadas na geração de valor ao consumidor final. Por outro lado, a adoção das inovações tecnológicas pelas empresas é facilitada justamente nos momentos de crise, onde as mais ávidas estão dispostas a apostar em novos formatos de publicidade para ganhar destaque e notoriedade no mercado. O publicitário hoje se empenha em desenvolver ações que façam as marcas permanecerem vivas na memória dos consumidores, mantendo as vendas durante a crise e alavancando-as quando o cenário for contrário.

O surgimento de novos nichos de mercado para entregar soluções cada vez mais personalizadas às preferências do consumidor trouxeram também diversas possibilidades de atuação ao profissional de Propaganda, que hoje conta com a relevância do mundo digital como seu mais recente aliado de trabalho. A internet proporciona novas possibilidades de comunicação com o público-alvo (sites, blogs, redes sociais) e também permite um monitoramento completo e personalizado das campanhas. Consequentemente, o retorno para quem anuncia é mais preciso. Essas mídias têm a vantagem de alcançar mais consumidores, pois estão presentes na vida das pessoas com uma frequência maior quando comparadas aos meios tradicionais (tv, rádio e mídia exterior).

Com o surgimento de uma nova roupagem para a propaganda, é evidente que publicitários devem estar em constante atualização profissional, sob pena de tornarem-se irrelevantes para o setor. Essa curiosidade permite um olhar sempre atento sobre as possibilidades de interação das marcas com as pessoas, colocando o mercado publicitário em um movimento infinito de renovação, fazendo deste profissional um dos mais progressistas da atualidade.

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