Armazém da Criatividade abre espaço para Empoderamento Feminino com pocket desfile “Outubro Rosa”

outubro-rosaDesfile encerra campanha Outubro Rosa e debate o empoderamento feminino nesta quarta (26), às 16h, no Armazém da Criatividade, em evento que encerra a campanha realizada anualmente pelo Curso de Medicina do CAA – UFPE e que, neste ano, conta com a adesão dos cursos Design e Comunicação Social da Universidade.

Com pocket desfile Outubro Rosa – Empoderamento Feminino, o objetivo é mostrar a produção de design de moda dos alunos do curso de Design da UFPE – CAA, cuja inspiração se deu por meio da adesão à campanha internacional de combate ao Câncer de Mama, Outubro Rosa, a partir da parceria entre o Grupo de Estudos em Formação do Olhar – GeFol, liderado pela Professora Doutora Teresa Lopes, e o Núcleo de Ciências da Vida.

A temática do pocket desfile privilegia o reconhecimento e da valorização das mulheres que desenvolveram em suas vidas uma trajetória de resiliência e emancipação ao lutarem contra o câncer de mama. Nessa perspectiva, a moda entra como uma companheira de luta, que proporciona beleza e bem-estar, abriga sonhos, supera dores e preconceitos, e revela a todos que o problema do câncer de mama está para além da mama e do gênero, deixando claro que ele é de todos nós, e por isso deve ser compreendido por diversos setores da sociedade e por meio de múltiplos olhares.

A moda é concebida não como um fator de assujeitamento e passividade diante do novo, mas de celebração do feminino e emancipação, proporcionando assim investigações, questionamentos e aparências que desvelam sobre o corpo feminino inquietudes. Expõe-se o seu desconhecimento, a crueldade do olhar dos outros, o fragilidade do olhar para si, a mutilação frente aos espelhos, a dureza do diagnóstico, o encontro com o belo, com a saúde e tantos outros temas correlatos quanto contemplar a imaginação dos participantes.

Os 9 alunos participantes, trabalharam nessa coleção, intitulada Outubro Rosa – empoderamento feminino por 3 meses, e foram selecionados a partir de um edital interno da UFPE que proporcionou, além do aprendizado técnico em design de moda e projeto de coleção, os exercícios “Vinculações”, encontros com médicos e pacientes para discutirem o tema e encontrarem nos dados que a realidade oferece e nos depoimentos de pessoas que diariamente convivem com essa doença, a base estética para essa criação conjunta.

O acesso é gratuito. Os interessados podem acessar a FanPage do Armazém da Criatividade para pegar mais informações e efetuar ainda cadastro de inscrição gratuita no site do evento: https://goo.gl/YQinXy

Serviço:
Dia: 26/10/2016
Hora: 16h
Local: Armazém da criatividade
Coordenação Geral: Teresa Lopes (teresa.designer@gmail.com) – (81) 991749698
Alunos da UFPE: Allam Martins, Amanda Lima, Beatriz Lima, Hina Lobo, Iasmim Souza, Matheus Costa, Renata Trajano, Riso Silva, Taisa Silva,
Casting de Modelos: Dayane Trajano, Jafra Araújo, Gabriela Rabelo, Sarah Lima, Vanessa Arcoverde.
Realização: Grupo de estudos em Formação do Olhar – UFPE – CAA
Apoiadores: Armazem da Criatividade, Sindvest-PE, Kalulu Comunicação
Patrocinadores: Maria Ribeiro, Miranda Tecidos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s