Twitter aposta em vídeos ao vivo em 360º

twitter_video360_foto3

Depois do Facebook, o Twitter anuncia vídeos ao vivo que trazem mais uma mudanças nas interações virtual nos aplicativos de redes sociais. O Twitter anuncia live com os vídeos em 360º confirmando uma das maiores tendências já preconizadas por Mark Zuckerberg que já dissera que acredita que daqui a cinco anos a maior parte do conteúdo que as pessoas compartilharão nas redes digitais serão vídeos.

Depois de Zuckerberg – dono da rede social digital mais popular da atualidade -afirmar que vídeos são o futuro do Facebook, o Twitter, seguindo a tendência, anunciou que está introduzindo uma nova maneira de interação na plataforma. A rede social promete manter sua vantagem como meio para notícias de última hora e eventos ao vivo. Alessandro Sabatelli, Diretor de Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (VR) do Twitter, afirmou que já é possível conferir vídeos interativos ao vivo, em 360º. “Quando você ver um vídeo marcado com um emblema LIVE 360, você pode interagir com ele para mudar o que você vê, movendo seu telefone ou deslizando a tela – tudo enquanto assiste ao vivo”, disse ele.

De acordo com Sabatelli, qualquer pessoa no Twitter e Periscope – aplicativo que permite transmissão ao vivo – pode assistir os vídeos 360º ao vivo, porém, só os parceiros selecionados podem compartilhar ao vivo em Realidade Virtual via Periscope. Maria Fernanda Lauret, editora de vídeos em VR, ressalta que os vídeos 360º permitem aos telespectadores o olhar de todos os ângulos, dando-lhes oportunidade de maior interação com o conteúdo. Além disso, ela ressalta que a possibilidade de transmissão ao vivo através de vídeos 360º irá abrir muitas portas para o jornalismo, que ganhará ainda mais visibilidade e popularidade no campo da Realidade Virtual.

Invasão VR – No entanto, o Twitter e o Facebook estão longe de serem os únicos a apostarem nos vídeos 360º, sejam eles editados ou ao vivo. O YouTube também possibilita a visualização de conteúdos em realidade virtual, permitindo excelente experiência visual. Além disso, as lojas de aplicativos já estão cheias de jogos em VR e aplicativos de notícias como é o caso da RYOT VR, que contém vídeos de notícias e documentários curtos em 360º.

Aposta 360º – Os vídeos panorâmicos permitem ao público uma experiência memorável e mais intensa que vídeos tradicionais. Maria Fernanda trabalha para a RYOT e afirma que os vídeos 360º dão a oportunidade de maior interação com o conteúdo. “Os vídeos panorâmicos trazem maior interação às publicações e cobre ângulos privilegiados que possibilitam aos usuários escolherem o ponto de vista que acham mais interessante ou relevante. Durante as Olimpíadas Rio 2016, por exemplo, tive a oportunidade de cobrir os impactos sociais do evento na cidade do Rio de Janeiro por meio da Realidade Virtual – ao passo que outras mídias mundiais focaram no glamour do evento e dos jogos. Além disso, fiz parte da pós produção do primeiro show de notícias em realidade virtual “The Big Picture: News in Virtual Reality”, e tendo trabalhado nesses e em outros projetos em Realidade Virtual como “Toxic Tour” e “The Exhumation”, tive uma maior percepção de que essa modalidade permite uma maior conexão e participação de quem assiste do que qualquer outro meio. O impacto de vídeos 360º em jornalismo, com toda certeza, faz toda a diferença no que diz respeito á credibilidade e proximidade com o público.” – comenta.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s