“Don’t be loro” mostra que “Ninguém tem o que o CNA tem”

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CNA lança campanha “Don’t be loro” para 2017 com a ideia de que inglês chato ninguém merece. Nesta ação bacana desenvolvida pela Talent Comunicação e Planejamento, a comunicação mantém tom descontraído e bem-humorado, e reforça o posicionamento “Ninguém tem o que o CNA tem”.

O CNA, uma das maiores redes de ensino de idiomas do país, anunciou a sua nova campanha de marca para 2017, desenvolvida pela agência Talent Marcel. Com o tema “Don’t be loro”, o discurso explora com muito bom humor a popular imitação de sons dos louros (papagaios) para representar que aprender inglês pode ser chato, mas existem maneiras mais divertidas de estudar o idioma. A proposta também reforça o posicionamento da marca “ninguém tem o que o CNA tem”.

A partir de um insight verdadeiro, que é “inglês chato ninguém merece”, a agência Talent Marcel criou a campanha de 2016, mostrando alunos da concorrência dormindo com o método que “dava sono”. Já na campanha de 2017, o inglês chato é representado pelo “método papagaio”. Com o slogan “don’t be loro”, os alunos tiram a professora do sério, repetindo tudo o que ela fala. “Os papagaios são o maior símbolo que temos para a eterna repetição de sons”, explica Guilherme Sakosigue, diretor de arte da agência Talent Marcel e criador da campanha. “Foi a partir dessa ideia que desenvolvemos a linha de comunicação”, completa a redatora Luiza Valdetaro.

“Não seja louro” ou “não seja um papagaio” reforçam a tese de que inglês chato ninguém merece. Em contraponto aos métodos chatos, a campanha desenvolvida em parceria com a agência também coloca em evidência o que o CNA tem de diferente: material didático com os personagens da Disney, conteúdo educativo nas redes sociais, jogos e apps exclusivos, professores online para tirar dúvidas e praticar conversação, atividades divertidas com QR Code e realidade aumentada, além dos certificados da Universidade de Cambridge, para inglês, e o DELE, para o espanhol. “Já que temos um método único, que diverte e encanta, decidimos mostrar como o CNA se diferencia nesse mundo de escolas de idiomas”, conclui Luciana Fortuna, diretora de Marketing e Comunicação da rede CNA.

Para a gravação do filme publicitário foram utilizados três papagaios do renomado criador e treinador Gilberto Miranda, da Animais Cinema e Cia, todos devidamente certificados pelo Ibama. Recursos de computação gráfica e desenhos 3D também foram explorados nas cenas e nos demais materiais.

Ao todo foram produzidos cinco filmes, dois de 15 e três de 30 segundos, que serão veiculados em canais de tevê aberta como Globo, SBT, Record e Bandeirantes. “Vale ressaltar que cada filme explora diferenciais do CNA de acordo com nosso público-alvo. Para as crianças, abordamos os personagens da Disney, por exemplo. Para os adolescentes, os jogos e aplicativos, e para os adultos ressaltamos as certificações internacionais, o portal do aluno e os professores online”, explica Luciana Fortuna. Os filmes serão distribuídos de forma segmentada, de acordo com o perfil da audiência dos canais.

Além disso, ações de merchandising serão realizadas, a partir de fevereiro, em programas como Domingão do Faustão e Altas Horas. Foram produzidos três spots de rádio, além de um making of, que estará disponível nas redes sociais, peças para mídias OOH e impressa. Banners, cartazes, flyers, folders, adesivos de piso, testeiras e mobiles também foram desenhados para decorar as escolas, juntamente com camisetas e agendas para alunos, professores e outros membros da rede.

Reforço digital – A campanha também será amplamente divulgada por meio de iniciativas de engajamento nas redes sociais ao longo do ano. Além de posts patrocinados, serão realizadas diversas ações com youtubers famosos, como Malena Nunes, Mauro Nakada e Sofia Oliveira, explorando tópicos relacionados a música, games, humor e entretenimento. Além disso, a rede fez uma parceria com o site de entretenimento Omelete.

“Queremos falar com os jovens de uma forma criativa, descontraída e na linguagem deles. Por isso, selecionamos esse time de influenciadores para serem nossos porta-vozes. Eles vêm fazendo um excelente trabalho no YouTube e carregam consigo a espontaneidade e a energia que a marca CNA quer transmitir”, explica Nicadan Galvão, gerente de Marketing do CNA. Os investimentos em digital já representam cerca de 30% da verba publicitária da marca.

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